Vereadores hipotecam apoio no combate à pedofilia

17/05/2011 00:00

Vereadores hipotecam apoio no combate à pedofilia

Em meio à pauta da última reunião ordinária, o presidente em exercício, vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), abriu espaço para José Tiago, coordenador da Campanha “Uberaba contra a Pedofilia”. Ele falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelos integrantes da campanha, como visita a instituições escolares e de assistência a criança e adolescente.
Segundo Tiago, a realidade de Uberaba, no que tange a pedofilia, não é boa, visto que levantaram dados apontando para uma média de cinco casos em cada escola visitada. “Na verdade o problema acontece em casa, mas é na escola que conseguimos identificar a situação. Infelizmente, abusos e violências acontecem nos lares dos menores e, muitas vezes, por pessoas próximas”, afirmou.
Tiago ressaltou que por alto, Uberaba conta com 500 crianças sendo abusadas e sem acompanhamento, inclusive, crianças que são adotadas. Para ele, a cidade não está cuidando bem de suas crianças.
Posicionamentos - O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), parabenizou Tiago pela iniciativa e lembrou que tem ações neste sentido, se colocando a disposição para ajudar na campanha. “Pedófilo não tem dignidade. Temos é que colocar este pessoal na cadeia”, afirmou.
O vereador e prof. Carlos Godoy (PTB), falou sobre a importância do tema e o pouco tempo para o debate, visto que o assunto não havia sido agendado e a pauta da reunião era extensa. Ele sugeriu a programação de um debate mais amplo, com pessoas ligadas ao setor da criança e adolescente.
Fazendo coro com Afrânio, o vereador Marcelo Borjão (PMDB), também destacou o trabalho que fez neste segmento, lembrando que ele e o colega apresentaram projeto neste sentido que não foi para frente. Borjão sugeriu a Tiago que faça contado com as Comissão Permanentes da Câmara, voltadas para Direitos Humanos e Criança e Adolescente, na busca de apoio.