Vereadores solicitam educação para o trânsito nas escolas
Preocupados com o trânsito da cidade, cada vez mais caótico, e com a conscientização de crianças e adolescentes, que serão motoristas em um futuro bem próximo, vereadores encaminharam requerimentos à Superintendência Regional de Ensino e ao executivo com o intuito de cobrar ações de educação no trânsito nas escolas da rede estadual e municipal. Ambas as solicitações foram pleiteadas na Audiência Pública/Conferência de Trânsito no município de Uberaba e a instalação do Comutran (Conselho Municipal de Trânsito) realizada dia 24 de agosto deste ano.
No documento enviado à superintendente Vânia Célia Ferreira, os parlamentares solicitaram o desenvolvimento de projetos voltados para o setor nas escolas estaduais. Ao prefeito Anderson Adauto, alertaram para o cumprimento da Lei 10.076 que incluiu noções básicas sobre o Código de Trânsito - Legislação e Educação ao "Programa sobre o Conhecimento Transversal" desenvolvido nas escolas municipais. De caráter interdisciplinar, o projeto também visa integrar à grade disciplinar dos estudantes conceitos sobre Ética, Trabalho e Consumo, Saúde e Pluralidade Cultural.
Para os vereadores, com o crescente aumento populacional e, consequentemente, de automóveis, investir em ações educativas concernentes à área, ainda na idade escolar, é uma forma de contribuir para melhorar o trânsito da cidade para os próximos anos. "É preciso promover a conscientização e educação para o trânsito ainda na fase de formação do indivíduo, quando os conceitos adquiridos por ele o acompanharão para o resto da vida", salientou o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Dutra (PDT). Opinião compartilhada pelo subsecretário da Secretaria de Trânsito e Transporte (Settrans) e ex-comandante do 4º BPM, Antônio de Sousa Filho, para quem "a fase de moldar o cidadão é a infância".