Uberaba enfrenta um cenário preocupante de preconceito racial e injustiça contra profissionais da educação dentro de escolas. O vereador Professor Wander expressou sua preocupação com essa realidade, ontem (27), no plenário da Câmara Municipal, através de documento solicitando a realização de audiência pública para debate do tema racismo dentro das escolas municipais.
Wander destacou a necessidade de combater formas de discriminação e apoiar os profissionais da educação que são vitimados dentro do ambiente escolar. “O preconceito racial e o bullying são problemas que afetam não apenas os estudantes, mas também os profissionais que trabalham incansavelmente para oferecer uma educação de qualidade na cidade. É lamentável que essas formas de discriminação ainda persistam em um ambiente que deveria ser seguro e inclusivo”, lamentou o vereador, que solicitou a participação da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Legislativo e da Prefeitura de Uberaba.
Segundo Wander, o objetivo é discutir soluções concretas para combater o preconceito racial, o bullying e promover a inclusão no ambiente escolar. “Queremos reunir especialistas, educadores, pais, alunos e representantes da comunidade para debater o tema e buscar alternativas que garantam um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para os profissionais da educação, bem como uma educação inclusiva e igualitária para todos os alunos”, afirmou, destacando ainda ser fundamental a união de forças para criar um ambiente escolar seguro e justo para todas as crianças e professores. “Nossos educadores merecem respeito e reconhecimento pelo seu trabalho árduo e dedicação em proporcionar uma educação de qualidade".
Para o parlamentar, a proposta da audiência pública reforça o compromisso da cidade em combater o preconceito racial, promover a igualdade social e garantir uma educação de qualidade para todos. “É um importante passo para evidenciar e enfrentar os problemas existentes, buscando soluções efetivas e duradouras. A sociedade uberabense está convidada para se unir à causa, apoiando e participando do encontro”, encerrou.
Assessoria do vereador
28/05/2024