Foi realizada na manhã desta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Uberaba, a entrega dos tablets para os vereadores, que vão possibilitar uma economia significativa de papel. O presidente da CMU, vereador Ismar “Marão” (PSD), entregou os aparelhos da marca Samsung Galaxy Tab A 10.5.
O diretor do Departamento de Informática da Casa, Luiz Claudio Silva Argondizzi, disse que os tablets foram escolhidos com a qualidade e as configurações que atendem a necessidade dos trabalhos. Segundo ele, o aplicativo, que vai possibilitar a economia de aproximadamente 1 milhão de folhas de papel por ano, ainda está em desenvolvimento.
Somente com requerimentos e indicações, o Legislativo consome em média 24 mil folhas ano. O presidente destacou que o equipamento vai agilizar o envio de requerimentos, indicações e projetos para a Secretaria Municipal de Governo. “Nosso objetivo é informatizar e utilizar a tecnologia a nosso favor”, acrescentou “Marão”.
O vereador lembrou, ainda, que cada vereador poderá utilizar um chip 4G no tablet, custeando o valor do próprio bolso. Ainda de acordo com o presidente, além do aplicativo possibilitar economia, o equipamento tem uso de longo prazo, com ótimo custo-benefício. Foram investidos R$ 31,9 mil na compra.
Além dos envios dos documentos, os vereadores também vão poder utilizar os tablets nas sessões, assim como nas atividades junto à comunidade. Outra facilidade que o equipamento oferecerá é a leitura dos projetos em tramitação, que atualmente depende de cópias. O legislador terá acessos às matérias em tramitação e também poderá protocolar suas propostas sem a utilização de papel. Segundo o diretor do Departamento de Informática, técnicos do setor estarão à disposição para orientar os parlamentares a utilizarem os aparelhos da forma mais eficiente possível.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação
05/08/2019