A Câmara Municipal aprovou cinco requerimentos nesta quarta-feira (18), através dos quais os vereadores pedem providências sobre os medicamentos e insumos vencidos encontrados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O material foi localizado na última segunda-feira, dentro dos alçapões da CCZ, após denúncia recebida pelo vereador Thiago Mariscal (MDB). O documento contou com as assinaturas de todos os vereadores presentes no Plenário.
Através de um dos requerimentos, os parlamentares solicitam ao prefeito Paulo Piau que sejam enviadas ao Legislativo informações que ajudem no esclarecimento dos fatos. Também pedem ao chefe do Executivo a implantação de uma sindicância administrativa para apurar o ocorrido.
Os outros três requerimentos pedem que seja realizada uma investigação para apurar o porquê de os medicamentos e outros materiais terem sido guardados naquele local. Os documentos serão enviados ao delegado-chefe do 5º Departamento de Polícia Civil de Uberaba, à promotora de Defesa da Saúde e do Meio Ambiente, Monique Mosca Gonçalves, e também ao promotor de Defesa do Patrimônio Público, José Aparecido Gomes Rodrigues.
Nos materiais encontrados nos alçapões da CCZ constam datas de validade entre os anos de 2003 e 2013. Ao todo foram contabilizadas 92.050 seringas, 105 mil agulhas, 1.850 escalpes (utilizados na coleta de sangue), 1.050 comprimidos Qiftrim, nove frascos de Lidocaína, 60 frascos de Penicilina, 360 fios de sutura e 150 equipo macrogotas (utilizado para administração de solução parenteral).
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
18/09/2019