
Vereadora Denise Max apresentou projeto com o objetivo de criar consciência municipal, social e política a respeito do abandono à pessoa idosa
No Brasil, a população acima de 60 anos já representa quase 15%, ou seja, são mais de 31 milhões de pessoas. Infelizmente, para muitas delas a terceira idade chega acompanhada de várias formas de violência, entre elas psicológicas, físicas, sexuais e principalmente o abandono e a negligência familiar.
Em 2019 a vereadora Denise Max (Patriota), apresentou um projeto com o objetivo de criar uma consciência municipal, social e política a respeito do abandono à pessoa idosa. Aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) a iniciativa deu origem à Lei n. 13.080, que instituiu a Semana Municipal de Sensibilização Contra o Abandono ao Idoso.
Programada para acontecer anualmente na semana que antecede o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que é comemorado no dia 15 de junho, a vereadora Denise Max destaca que o evento deve contribuir para “criar uma consciência social e política junto à comunidade acerca da importância e do respeito aos direitos da pessoa idosa”.
Ainda de acordo com a parlamentar uberabense observa-se uma realidade na qual as pessoas são simplesmente descartadas por seus familiares como se fossem sapato velho: “Precisamos de um mundo no qual exista mais compaixão e solidariedade. Esse era o meu objetivo quando apresentei o projeto que criou a Semana Municipal de Sensibilização Contra o Abandono ao Idoso”, arrematou.
Programação do município inclui uma roda de conversa com idosos da UAI (Unidade de Atenção ao Idoso) nos dias 13 (8h15) e 14 de junho (9h30 e 14h30), na Funel (Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba). Em 15/6, quando é celebrado o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, haverá ação de conscientização na Unidade Matricial de Saúde Tibúrcio Teixeira Santos (bairro Abadia), a partir das 8h.
Jorn. François Ramos
Dep. Comunicação da CMU
13/06/2023