Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (31), no anexo da Câmara Municipal de Uberaba, com os principais envolvidos na rede de proteção à mulher do Município. No encontro foi apresentada a programação permanente da campanha Agosto Lilás, que este ano leva o tema “Salve uma mulher”. Criada para prevenir e combater a violência contra a mulher, a campanha envolve diversos órgãos ligados ao assunto na cidade.
A vereadora Luciene Faquinelli, 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, participou da reunião, que reuniu representantes da Delegacia da Mulher, Centro Integrado da Mulher (CIM), Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres, Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (Caism), Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar e Guarda Municipal.
O objetivo é divulgar não apenas os principais órgãos de referência de atendimento à mulher (Delegacia da Mulher, Caism e Centro Integrado), mas também outros pontos que podem contribuir com a campanha de forma indireta, como salões de cabeleireiro e pontos de ônibus, por exemplo, além de capacitar profissionais para dar o direcionamento correto às vítimas de violência.
Uma das ações será desenvolvida pela Guarda Municipal, que vai realizar panfletagens em pontos específicos da cidade. A vereadora Lu Fachinelli sugeriu também a presença nas escolas rurais que, segundo ela, são carentes de informações. Serão realizadas uma série de ações durante todo o mês de agosto, sempre divulgando os canais de denúncias, através dos telefones 180, 190 e 153.
Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
31/07/2023