Ripposati fiscaliza serviços de recuperação de erosão

31/10/2011 00:00

Ripposati fiscaliza serviços de recuperação de erosão

Iniciativa do vereador resultou em ações paliativas que solucionaram parte do problema causado pelo fenômeno geológico. Mas, ainda assim, o parlamentar quer projeto definitivo que resolva totalmente o problema que ainda ameaça moradores do Grande Horizonte.

Reivindicação do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), ao executivo, para que sejam adotadas medidas de contenção do processo de erosão, conhecido como voçoroca, na Área de Preservação Permanente - APP, localizada entre o Bairro Grande Horizonte, Recanto das Torres e Villagio Del Fiori, foi parcialmente atendida. Em maio deste ano, o parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, encaminhou requerimento à Prefeitura pedindo urgência na busca de soluções para o fenômeno que coloca em risco o meio ambiente e as residência vizinhas. Além do executivo, o parlamentar também recorreu à Promotoria do Meio Ambiente na tentativa de acelerar a resolução da questão.

Mas, apesar dos serviços de recuperação da erosão representarem solução parcial, o tucano advertiu que ainda há muito que fazer. Isso porque, ao lado do Recanto das Torres e Villagio Del Fiori, medida paliativa resolveu parte da degradação ambiental, contudo, ao lado do Grande Horizonte - onde não existem galerias de coleta de água pluvial -, a situação está ainda pior. "Atualmente, apenas 15m separam o barranco, provocado pela voçoroca, de uma das residências. Continuo insistindo em um projeto definitivo que realmente coloque fim à erosão", defendeu, acrescentando que, conforme alguns técnicos do executivo, projeto dessa estirpe já está em andamento e promete solucionar totalmente o impasse ambiental.

Para morador do Grande Horizonte, professor Elias Zago, as alternativas adotadas para desaceleração da erosão ao lado dos condomínios foram os principais motivos que fizeram com que piorasse a situação do fenômeno que acomete o bairro. "Tiraram o problema de lá e colocaram de cá", reclamou, explicando que o Codau, ao proceder ao aterramento para reprimir o desgaste geológico próximo aos loteamentos fechados, depositou o material excedente na parte da área degradada situada no bairro onde mora.

Provocada pelo comprometimento da rede de esgoto, falta de galerias no Grande Horizonte e inexistência de estrutura adequada para conter a água das chuvas, a tendência da voçoroca, se não controlada, é agravar-se dia após dia, aproximando-se cada vez mais das residências do entorno e aumentando as chances de entupimento das redes de esgoto.  A área afetada que, no início, tinha menos de três metros de largura e menos ainda de profundidade, chegou a ceder mais de 800 metros. "Agora, nesse período de chuvas, o problema é ainda mais grave, colocando em risco moradores das proximidades. Essas medidas urgentes servem para ganhar tempo até que seja concluída implantação do projeto que colocará fim ao problema", salientou o tucano, reforçando que acompanhará, passo a passo, os serviços realizados na área.

Mais - O vereador também voltou a cobrar do executivo a execução de obras de recuperação da ciclovia da Avenida Dona Maria Santana Borges - Residencial Palmeiras/Dom Eduardo. Desde 2009, o parlamentar defende a solicitação que visa proporcionar mais segurança aos cidadãos que transitam pelo local.

Segundo Ripposati, é preciso proceder à pavimentação da massa asfáltica e dos meios fios, haja vista que, além do tráfego de ciclistas, o local é muito utilizado para prática de caminhadas. "O meio fio é um divisor da via que proporciona segurança aos caminhantes e ciclistas. Estando em péssimo estado, como é o caso, coloca em risco a vida dessas pessoas quem usufruem da ciclovia", salientou, ressaltando que a as más condições do asfalto favorecem acidentes, comprometendo, também, a segurança dos motoristas.