Vereador utiliza transporte coletivo e ouve usuários para avaliar qualidade do serviço
Com objetivo de "sentir na pele" a prestação do serviço, vereador Kaká Se Liga (PSL) percorreu parte da cidade, nesta tarde de quarta-feira (27), como usuário do transporte coletivo. A viagem teve início na Praça Rui Barbosa. De lá, o vereador seguiu até o Conjunto Manoel Mendes. Em seguida, ele retornou até o centro da cidade. As linhas utilizadas foram Uberaba I (Linha 54); Josa Bernadino (Linha 62) e Manoel Mendes/Vila Militar (Linha 64). Todos os percursos foram realizados durante o horário de pico.
O vereador ficou extremamente preocupado com a situação vivida pois acredita ser preciso várias medidas para melhorar a qualidade do serviço prestado para a população. De acordo com ele, os veículos devem passar por revisões constantes, principalmente nos amortecedores. "Muitos passageiros reclamaram que acabam machucando por causa da deficiência dos amortecedores", afirma. Outro problema é quanto às catracas. Quando os equipamentos falham, os usuários são obrigados a descerem do ônibus. "É importante que tenhamos alternativas quando ocorre o problema. Os passageiros não têm culpa quando há falha na leitura do cartão pela catraca eletrônica", afirma.
Em todos os ônibus, havia a figura do cobrador, porém os passageiros lhe reclamaram quanto a falta do profissional. Em muitos casos, o trabalho de cobrar a passagem é feita pelo motorista. "Isso atrasa a viagem e sobrecarrega o trabalho do motorista que deve ficar concentrado no transito", afirma.
Ele também acredita ser importante aumentar o número de ônibus para evitar a superlotação. A medida também contribuiria para diminuir o tempo de espera das pessoas nos pontos. Em alguns casos, o tempo de espera é de mais de uma hora, segundo os relatos obtidos pelo vereador.
Todas as impressões constarão em um relatório que será encaminhado ao setor competente da Prefeitura de Uberaba. Ao mesmo tempo, o vereador pretende apresentar requerimentos para melhorar a qualidade do serviço.
Kaká Se Liga repetir esta ação utilizando outras linhas do transporte coletivo objetivo de estar perto dos usuários. "Foi uma experiência válida. O papel do vereador é está em contato com a população, vivenciando os problemas e buscando soluções", afirma.