Preocupado em implantar estratégias que permitam oferecer aos motoristas um trânsito mais eficiente e seguro, o vice-presidente da Câmara, Afrânio Cardoso (PROS), apresentou Requerimento em Plenário reiterando solicitação feita ao prefeito Paulo Piau relacionada aos semáforos da cidade.
O vereador deseja que o Executivo destine parte dos valores arrecadados com as multas de trânsito à instalação de um sistema antiapagão nos semáforos de Uberaba, conforme Projeto de Lei nº 091/2013 de sua autoria e transformado em requerimento. "Meu objetivo é beneficiar os cidadãos, que diariamente utilizam nosso sistema viário. Quando ocorre falta de energia elétrica, muitos semáforos param de funcionar, colocando em risco a segurança no trânsito", justificou o parlamentar.
Segundo Afrânio, os semáforos devem ser dotados de sistema de baterias de emergência, no-breaks ou outra tecnologia equivalente, objetivando o sistema antiapagão. "A cidade constantemente tem queda e falta de energia em razão de chuvas ou manutenção no sistema, e que prejudicam o funcionamento dos semáforos", disse. O vice-presidente destacou ainda que existem, também, problemas técnicos de fiações interligadas ao semáforo e falhas internas do equipamento. "Semáforo não pode "simplesmente falhar", ele deve ser imune a apagões diante de sua importância. E a Administração Municipal, à época, reconheceu a importância dessa alternativa, mas, infelizmente, ainda não colocou em prática essa nossa solicitação", finalizou.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação
08/06/2015