CMU cria a Escola do Legislativo

18/10/2012 00:00

CMU cria a Escola do Legislativo
Através do Projeto de Resolução 019/12, de autoria do vereador Lourival dos Santos (PCdoB), foi criada na sessão ordinária de ontem (18), a Escola do Legislativo, que tem por objetivo oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa, às atividades da Câmara Municipal. De acordo com o autor, a Escola deverá oferecer aos parlamentares e servidores, subsídios para identificarem a missão do Poder Legislativo, para que exerçam de forma eficaz suas atividades, além de estimular a pesquisa técnico-acadêmica voltada à Câmara, em cooperação com outras instituições de ensino, entre outras questões.
"Com o convênio assinado recentemente com o Governo Federal, para a implantação do Interlegis, teremos mais mecanismos para atingir os objetivos da Escola do Legislativo. Sem contar que a Escola também deverá dar suporte as cidades vizinhas, no que diz respeito às questões legais, regimentais, orçamentárias, controle de gastos públicos. Somos cidade pólo e a Câmara tem de ter participação efetiva nesta questão", disse Lourival.
De acordo com a matéria, a Escola do Legislativo terá a seguinte estrutura: Diretoria Geral, Coordenação Pedagógica, Secretaria Geral e Conselho Escolar. Também será possível a "celebração de convênios de intercâmbio de informações, experiência, conhecimentos e demais interesses pertinentes ao Parlamento, com instituições credenciadas para ministrar cursos, no todo ou em parte, ou para efetuar pesquisas e outros projetos e eventos de interesse da Câmara".
O presidente Luiz Dutra (PDT), parabenizou Lourival pela iniciativa e lembrou que Casa tem trabalhado no sentido de proporcionar conhecimento a servidores, inclusive com início de curso pela Interlegis nos próximos dias. "Com certeza este projeto será um marco no Legislativo. É de suma importância esta ação, pois temos como política a valorização dos servidores, não só pela questão financeira, mas também pela capacitação profissional", finalizou.