CMU outorga Comenda Mário de Almeida Franco

20/07/2012 00:00

Compartilhar

CMU outorga Comenda Mário de Almeida Franco
A Câmara Municipal de Uberaba promoveu, nesta quarta-feira (18), Comenda Mário de Almeida Franco, no anfiteatro da Prefeitura Municipal. A honraria, de autoria do ex-vereador Noé dos Reis Maia, tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas físicas e/ou jurídicas que se destacam em segmentos diversos da sociedade. Cinco personalidades - selecionadas pelo Comitê Permanente da Comenda Mário Franco - receberam a Comenda, cada qual dentro de sua área de atuação. 
Na área Política/Diplomática, Antônio Mendonça Bilharinho, que é bacharel em Direito, licenciado em História e Pedagogia e pós-graduado em Direito Público, foi o homenageado. Atuou por vários anos como professor na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, na Universidade de Uberaba e no Instituto de Teologia São José. Além disso, é um dos fundadores do Colégio São Judas Tadeu, secretário Municipal de Educação e Cultura na gestão 1979-1983, criador da Fundação Cultural de Uberaba, entre outras atividades. Em 2006, ingressou na Prefeitura Municipal de Uberaba e desde 2009 é assessor de Gabinete.
Bilharinho, que discursou em nome dos agraciados, relatou sobre as principais passagens da vida de Mário de Almeida Franco, que dá nome à honraria. Para o professor, o principal objetivo da comenda é reconhecer o trabalho daqueles que vivenciam a cidadania em suas ações. "Ser cidadão é ter consciência de que se é sujeito de direitos civis, políticos e sociais. Mas cidadania também pressupõe deveres perante à sociedade para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua contribuição. E nenhum dever é mais importante do que a gratidão. Por isso, agradecemos à Câmara Municipal pela homenagem, ao comitê por ter nos escolhido e pela família do Mário Franco por ceder esse grande nome à Comenda", destacou. 
Na área Social, o homenageado foi o presidente do Hospital Hélio Angotti, Délcio Scandiuzzi. Natural de Aramina-SP, graduado em Medicina, com especialidade em Oncologia Clínica/Cirúrgica/Mastologia, viveu a experiência de ser trabalhador rural com apenas 12 anos de idade. Classificou-se em 1º lugar em um concorrido vestibular e hoje acumula mais de 20 títulos e homenagens, 10 publicações em anais de congressos, participação em cerca de 200 eventos científicos ocorridos no Brasil, Estados Unidos, Rússia, França e Itália. Como especialista em mama já atendeu 30 mil pacientes, devidamente registradas. Desde 2009 é Presidente da ACCBC -Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Hélio Angotti.
Na área Crença Religiosa, a condecoração foi destinada ao Monsenhor Valmir A. Ribeiro. Natural de Alfenas-MG, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia, ingressou no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, fazendo o Postulantado. Além disso, realizou trabalhos pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade do Prata-MG, onde participou de várias realizações, como a criação da pastoral familiar, da juventude, a social e a carcerária e construção do Lar São Vicente de Paulo. Atualmente, continua seu trabalho missionário na cidade de Sacramento-MG, onde renovou a estrutura da paróquia, reativou antigas pastorais, fundando novos movimentos. Na Arquidiocese de Uberaba, ocupou vários cargos como: Ecônomo, Colégio dos Consultores por dois mandatos, Conselhos dos Presbíteros por sete mandatos, representante dos Presbíteros, Juiz Adjunto do Tribunal - três mandatos, Diretor Espiritual do Cursilho, Coordenador da Comunidade Vocacional Santa Terezinha, Coordenador de Pastoral e Membro da Comissão de Arte Sacra desde 2006. 
Já Cláudio Carvalho Ottoni foi o agraciado que se destacou na área Agrária/Pecuária. Natural de Poços de Caldas-MG, Cláudio é formado em Agronomia e produtor rural. Após sua formatura, mudou-se para o município de Rio Paranaíba com o objetivo de implementar o cultivo de café no Cerrado Mineiro. Participou desde o início da criação e funcionamento do Banco de Alimentos de Uberaba, com a doação de cenouras e beterrabas. Além disso, contribui como Presidente da Associação dos Usuários das Águas da Bacia do Rio Claro, com o intuito de viabilizar e organizar o uso das águas desta região.
Já na área Industrial/Comercial, recebeu o diploma o bacharel em Economia Eurípedes de Carvalho. Foi presidente do Rotary Club de Uberaba Norte na gestão 2002-2003, do Conselho Deliberativo do Uberaba Sport Club e do Consórcio de Exportação - TRIMEX. Atualmente, é diretor do Sindimov - Sindicato da Indústria Moveleira de Uberaba e das empresas Móveis Basílio e Diretor do Engelho Chapadão de Minas Ltda. 
Representando o Executivo, o vice-prefeito, Paulo Mesquita, parabenizou os homenageados. "Esta foi uma reunião sagrada porque aqui se homenageou pessoas que fazem o bem. E os que fazem o bem merecem a benção de Deus". Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Humberto Dutra, a Comenda é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que foram em busca de ascensão profissional e, ao mesmo tempo, trouxeram desenvolvimento para o município. Já para a presidente de Honra do Comitê Permanente da Comenda Mário de Almeida Franco, Dulce Helena Adriano Franco, que também é filha de Mário Franco, as personalidades que foram selecionadas fazem jus à condecoração.
Além dos vereadores e convidados, também prestigiaram a solenidade os deputados federal, Paulo Piau, e estadual, Antônio Lerin, Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, presidente do Comitê Permanente da Comenda Mário de Almeida Franco, Simone Delalibera, prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo - o Baguá -, Bruno Cordeiro, dentre outras autoridades.  

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados