Drive-thru para testes de Covid-19 tem recursos do Poder Legislativo

29/09/2020 11:17

Continua sendo realizado em Uberaba o drive-thru para testagem rápida de Covid-19. A ação realizada pela Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, que teve início no último dia 10, realizou 3.773 testes até a tarde de ontem (28), conforme dados levantados pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Desse total, 3.431 pessoas testaram negativo para a doença e 342 positivo.

Segundo o presidente do Legislativo, Ismar Marão, que destinou R$600 mil para a compra dos testes rápidos, as pessoas devem se atentar aos requisitos para realização do teste. “Para a testagem são necessários o cadastro on-line e o preenchimento de questionário, que confirmará a necessidade do teste ou não. Em caso positivo, a pessoa poderá escolher o local e o horário para a realização. No momento da testagem no drive thru será necessário apresentar comprovante de residência e documento com foto ou certidão de nascimento caso seja criança e não tenha documento de identidade”, disse o parlamentar, que ressaltou que a quantia destinada a ação é proveniente de parte da devolução do duodécimo à prefeitura realizada pelo Legislativo. Em dezembro de 2019 a Câmara devolveu ao cofre municipal R$1,3 milhão provenientes de economias na Casa. Nas tratativas feitas entre os dois poderes, durante a pandemia, definiu-se que parte da verba, R$600 mil, seria para a aquisição de testes rápidos da Covid-19. “O momento é delicado, todos precisamos estar comprometidos com a situação. É fundamental oferecer ajuda, quando pode, e também seguir as orientações do Ministério da Saúde no sentido de evitar a propagação da doença. É necessário ressaltar a importância do isolamento social e o uso de máscaras. A vida de todos importa, e para que as famílias não percam alguém que elas amam, cada um tem que fazer a sua parte nesse momento”, destacou Marão.

O público-alvo para esses testes são pessoas acima de 2 anos que tenham sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30 dias. Para fazer o agendamento, de acordo com site da prefeitura, o cidadão deve fazer o cadastro pelo portal Saúde Ativa (www.uberabacontracovid.com.br). O drive-thru está sendo realizado em três pontos: Universidade de Uberaba (Uniube), Avenida Nenê Sabino, 1801; Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) com entrada pela Rua José João Naves, no Abadia; e Praça do Quartel, entrada pela Avenida Lucas Borges. “Caso a pessoa atrase ou não compareça, ela perderá a vez. Pessoas que fornecerem informações falsas ou não estiverem no período correto da realização do teste serão barradas e não realizarão a testagem. Uma equipe de teleatendimento irá orientar as pessoas e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800 940 0101.”

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU - 29/09/2020