Dutra sugere que a área do UTC seja revertida para a UFTM
Durante o encontro de lideranças e autoridades realizado nesta segunda na Câmara Municipal, o vereador Luiz Dutra (PDT) abordou a possibilidade da área do Uberaba Tênis Clube (UTC), doada na administração do governador Newton Cardoso, ser revertida ao poder público e, posteriormente, à UFTM para a construção de um centro hospitalar.
O deputado federal Marcos Montes Cordeiro, presente no encontro, defendeu a proposta do vereador Dutra, e sugeriu a construção do Hospital do Trauma no local, que, segundo o deputado, iria desafogar o pronto socorro do Hospital Escola, onde de 90% a 95% dos atendimentos são ligados à área. Marcos Montes se colocou à disposição para ajudar a concretizar o projeto
.
Dutra sugeriu que o Poder Executivo de Uberaba, o governo do Estado e a UFTM, intermediassem o processo com os diretores do UTC, de forma legal e consensual para que os sócios não sejam prejudicados com a reversão da área.
"É uma área muito grande que poderá ser utilizada, no todo ou parte dela, para a implantação de um centro de saúde, para atender a população de Uberaba e região", ressaltou o vereador. Segundo ele, hoje o UTC (piscinas, ginásio de esportes e campo de futebol) está abandonado e "quando aconteceu a doação da área foi com a finalidade de ser destinada a um complexo de lazer, que já não existe mais", destacou.
O reitor da UFTM, prof. Virmondes Rodrigues Junior, disse que há alguns anos a universidade tem interesse na área, para ampliar a oferta de cursos e serviços de saúde para melhor atender a população.
O reitor informou que já fez contato com o presidente do clube e percebeu que ele está sensível à proposta da universidade. "Estamos num nível de conversação amistosa, já sentamos com o UTC, e propomos interesse em pelo menos parte da área. A diretoria está disposta a intermediar o processo com os sócios", ressaltou Virmondes.
Segundo o reitor, a conquista da área vai depender das compensações que serão apresentadas aos associados para permitir a expansão do projeto da universidade, que atende ao HC e a UFTM, não apenas no Trauma, mas em outras demanda de serviços de saúde.
O vereador Luiz Dutra ressaltou que será necessário ter vontade política para reverter à área, e "que o Governo do Estado e a Prefeitura de Uberaba estejam dispostos a negociar com o UTC, pois quem irá ganhar com essa negociação é população que clama por melhorias na saúde pública", finalizou.