Lixo hospitalar é encontrado na porta da UBS Boa Vista

23/08/2012 00:00

Lixo hospitalar é encontrado na porta da UBS Boa Vista
Ripposati, através de requerimento, quer que a prefeitura dê incentivos para construção de estacionamentos verticais
Descarte irregular de material hospitalar foi tema de boletim de ocorrência lavrado ontem (22), pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) e sua equipe de gabinete. O lixo hospitalar foi encontrado em sacos de lixo na porta da UBS Boa Vista, contendo curativos, seringas entre outros, inclusive, papeis com dados de pacientes. Mediante a gravidade da situação, um boletim foi lavrado e também uma denúncia encaminhada ao Ministério Público, para que proceda com a investigação e puna os responsáveis.
"Isso é um perigo para a sociedade. Temos crianças na rua que não sabem o risco que é pegar um objeto deste. Cachorros podem rasgar os sacos e levar contaminação para vários lugares. Fizemos a CEI da Saúde, encaminhamos o relatório ao MP, que tem recursos e condições de apurar ainda mais através dos auditores do SUS, mas, como podemos observar, são erros que não acabam mais e a população não merece este descaso", disse.
Comércio - Ainda durante a sessão ordinária, o vereador revelou que recebeu em seu gabinete diversas reclamações de comerciantes da avenida Leopoldino de Oliveira, preocupados com a implantação do corredor de ônibus (Projeto de Mobilidade Urbana) na via. Para eles, a ausência de estacionamento, devido ao projeto, prejudicará o comércio, resultando em fechamento dos estabelecimentos.
No sentido de buscar alternativas para atender a comunidade, o vereador sugeriu à Prefeitura que dê incentivos à iniciativa privada para a construção de estacionamentos verticais, comuns em cidades de grande porte. Ele lembra que o prefeito Anderson Adauto, em uma ocasião, chegou a afirmar que a prefeitura poderia implementar bolsões de estacionamento, mas voltou atrás, lembrando que seria irregular por parte da prefeitura implementar esta iniciativa, cabendo aos setores privados.
"Pensando assim e, principalmente, vendo a necessidade da cidade, o prefeito tem que dar incentivos e buscar pessoas interessadas neste tipo de empreendimento. O projeto de mobilidade urbana é importante e tem que ser implantado para que a população tenha um transporte coletivo de qualidade. Por outro lado, temos que amenizar o impacto negativo que pode ser gerado para os comerciantes, além de Uberaba precisar de mais estacionamentos. Sendo assim, nada melhor do que auxiliar a  iniciativa privada nesta possibilidade", explicou.
Ripposati disse também que já fez um levantamento de locais, no cento da cidade, onde os estacionamentos podem ser implantados e que apresentará as informações à Prefeitura, no sentido de verificar a condição legal dos imóveis.