Samuel quer ações da Comissão da Saúde para HC

12/11/2012 00:00

Samuel quer ações da Comissão da Saúde para HC
Diante dos transtornos gerados pela insuficiência de leitos no pronto-socorro do Hospital de Clínicas para atendimento da demanda de pacientes, vereadores manifestaram-se, em plenário, sobre o assunto. A questão foi levantada pelo vereador Samuel Pereira (PR), que pediu o engajamento da Comissão de Saúde - da qual é relator, tendo como presidente o vereador Cléber Cabeludo (PMDB), vogal Itamar Ribeiro (DEM) e suplente José Severino Rosa (PT) - na busca de soluções para o problema junto ao Ministério da Saúde.
O republicano lembrou que, em outras ocasiões, algumas reuniões foram realizadas com funcionários da instituição para que os parlamentares conhecessem a realidade da entidade e apresentassem propostas que contribuíssem para melhorar o atendimento à população. Porém, a ação não teve maiores desdobramentos. "Deixo aqui minha indignação pelo HC não estar preparado pra atender as pessoas que vão ao seu encontro. Acho que a Comissão de Saúde da Casa deveria tomar providências, solicitar junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a disponibilização de mais leitos no HC, bem como também estabelecer regimento para dar mais atenção aos pacientes de Uberaba", defendeu Pereira.
Segundo o parlamentar, o Hospital Regional pode até amenizar as deficiências da Saúde do município, mas não vai resolver a situação. "A cidade está crescendo e, junto com ela, crescem os problemas. O HC está lotado, querem transmitir atendimentos para o Hospital Regional, mas, sem organização, sem planejamento, o problema só será adiado ou até mesmo intensificado", explicou. Em concordância com o colega, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) ressaltou a existência de milhares de pacientes esperando por cirurgias, sem previsão de serem contemplados pelo serviço público.
Requerimento - Não pela primeira vez a Comissão de Saúde mostra insatisfação em relação ao Hospital de Clínicas. Há pouco mais de um ano, por ocasião da perda de 10 leitos de UTI da entidade, conforme publicação da Secretaria de Estado de Minas Gerais no dia 21/09/2011, a comissão encaminhou requerimento 0697 ao reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Virmondes Rodrigues Júnior, solicitando o envio de informações sobre o ocorrido. Antes disso, em abril de 2010, a falta de leitos também já havia motivado realização de Audiência Pública, através de iniciativa de Cléber, quando foi detectada a possibilidade de abertura de mais 166 leitos em instituições hospitalares credenciadas ao SUS no município.