Saúde e Longevidade

16/03/2010 00:00

Saúde e Longevidade
Ministro Interino garante apoio a Dutra para implantação de academias

Com o foco na implantação das Academias da Terceira Idade (ATI), em Uberaba, o 1º Secretário do Poder Legislativo, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), aproveitou a presença do Ministro Interino dos Esportes, Wadson Ribeiro, para pedir o seu apoio para o projeto. Dutra explicou ao ministro que está desenvolvendo um projeto, em conjunto com o vereador e professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), para implantar na cidade as ATI’s e também as Academias para Portadores de Deficientes Físicas.
O projeto é similar ao desenvolvido no Paraná que conta com o apoio do Ministério dos Esportes. Segundo Dutra, estas academias foram implantadas em mais de 500 cidades brasileiras e tem apresentado resultados importantes no que diz respeito à saúde, com foco na prevenção de doenças. O vereador explicou que o investimento para implantar as academias é de R$ 18 mil a R$ 25 mil. “E este investimento tem retorno visto que reduz o uso de medicamentos por parte dos cidadãos que utilizam as academias para se exercitar”, destacou.
Após afirmar que apóia a iniciativa dos vereadores, o Ministro Interino destacou que o projeto, realmente, tem dado resultado e que a pasta está a disposição para auxiliar na implantação. Para isso, disse ele, o município precisar acessar a Siconv, que o sistema de convênios do ministério, via internet e preencher o cadastro. “Este projeto tem dado resultado e temos como ajudar, bastando para isso termos a disponibilidade de recursos, que podem vir do próprio governo federal, quanto de emendas parlamentares”, finalizou.
Dutra ainda explicou ao ministro, que o município, através da Chefe de Gabinete, primeira-dama Ângela Mairink, está auxiliando na viabilização do projeto, buscando parcerias junto a iniciativa privada. Na próxima semana, Godoy e Dutra tem a agenda na prefeitura para tratar do assunto.