Severino critica descuido na MG 190

26/11/2012 00:00

Compartilhar

Severino critica descuido na MG 190
Esta semana, o vereador José Severino Rosa (PT), acompanhado do TV Câmara, trafegou pela MG 190 e constatou o descaso com as margens da rodovia de acesso ao município, resultado da destinação de diversos tipos de lixo no local pela população. A situação é ainda mais preocupante, conforme explicou o vereador, devido ao fato de os detritos estarem a poucos metros do Córrego do Lageado, que é manancial de abastecimento público. "Com as chuvas o lixo desce todo para o córrego, colocando em risco a qualidade da água e, consequentemente, a vida da população", destacou.
No local encontram-se carcaças de animais, utensílios domésticos, pneus, garrafas, resíduos de construção civil e eletrônicos, dentre outros. Na ocasião, ele voltou a defender a reciclagem de materiais e a instalação de Usina de Resíduos Sólidos em Uberaba, a exemplo de Osasco/SP, onde o entulho é descarregado e triturado, resultando em areia, pedra 1, pedrisco e pedra 4. "Quase tudo pode ser reciclado, exceto o lixo hospitalar e alguns outros itens. O lixo acumulado aqui, além de causar danos ao meio ambiente, contribui com a proliferação do mosquito da dengue ao permitir o acúmulo de água". 
Até mesmo as pilhas usadas, que exigem descarte especial devido à presença de metais pesados em sua composição, foram encontradas em meio ao lixo. "O descarte de pilhas e baterias é controlado por legislação federal que regula a devolução desses materiais ao ambiente. Esses produtos, com o fim da vida útil, devem ser entregues aos estabelecimentos onde foram comercializados ou à assistência técnica autorizada ou também às indústrias que os fabricaram", alertou o petista.
Para o vereador, não somente o Poder Público, como a população também é responsável pela manutenção de um ambiente saudável e agradável. Afinal, conforme explicou, a fiscalização do município até existe, mas a forma mais eficiente de coibir o desrespeito é através da conscientização de toda a comunidade.

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados