Uberabense campeã mundial de Judô visita Câmara

05/09/2012 00:00

Uberabense campeã mundial de Judô visita Câmara
Os vereadores receberam nesta segunda-feira (3), em plenário, a visita da uberabense Emilly Ramalho de Paiva, que ganhou medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô, categoria Juvenil – 63, em Brasília, no último dia 25. Com apenas 16 anos, a atleta conta que treina desde os 10 no CEMEA Abadia e se preparou com mais afinco por dois meses para a competição em outra academia.
Para ela, o maior desafio foi a falta de patrocínio. “Eu nem ia fazer inscrição por falta de dinheiro. Mas tive a indicação de um possível patrocinador que me enrolou até as vésperas e me deixou na mão. Arrumei dinheiro de última hora com a ajuda da minha mãe e, já em Brasília, me hospedei na casa de conhecidos, que me ajudaram muito”, conta Emilly, que tem mais de trinta medalhas conquistadas em campeonatos locais, regionais, estaduais e nacionais.
Para conseguir trazer a medalha de ouro para Uberaba, a jovem conta que enfrentou grandes competidores de diversas partes do mundo, como Argentina, Rússia, Austrália e China. "Mas quem me deu mais trabalho mesmo foi outra brasileira, com quem disputei a final e garanti a medalha de ouro. Estava perdendo, com o olho cheio de água e consegui", diz, emocionada.
Para o vereador professor Godoy (PTB), o incentivo ao esporte precisa ser grande. "Essa menina, graças a sua grande força de vontade, pode ser uma campeã olímpica aqui mesmo, no Brasil", aponta. Borjão (DEM) lembrou que os atletas passam por problemas como o de Emilly - a falta de patrocínio - e isso faz com que muitos desistam. "Cito outros exemplos, como a atleta da ADEFU que está em Londres, participando das Paralimpíadas", disse, recebendo o apoio do colega Almir Silva (PR), que apontou ser o esporte amador de Uberaba um dos melhores da região. Itamar Ribeiro (DEM) também reconheceu que Uberaba tem potencial em várias modalidades esportivas, mas que sem patrocínio não é possível seguir.
Emilly agora se prepara para o Campeonato Mineiro, que acontecerá em Outro Preto a partir do dia 22 de setembro. "É claro que preciso de um patrocinador, assim ficará mais fácil, mas quero mesmo um bom patrocínio que me permita participar do Campeonato Brasileiro em Florianópolis", revela.