Um dos projetos que viabiliza terminal leste é aprovado na CMU

16/10/2012 00:00

Um dos projetos que viabiliza terminal leste é aprovado na CMU
A outra matéria recebeu pedido de vista, novamente, devido a discrepância de valores
O Projeto de Lei que autoriza a permuta de lotes entre o município e Luiz Flávio Ferreira da Cruz para implantação do Terminal Leste do Sistema de Transporte Coletivo foi aprovado hoje (15) por unanimidade. A matéria que chegou ao Legislativo em meados de maio, foi alvo de polêmica, visto que moradores do bairro Manoel Mendes eram contra a permuta que acabaria com a área verde do bairro. Na época, a prefeitura compensaria a perda cedendo outra área verde, mas no bairro Beija Flor.
Mediante o impasse, o projeto recebeu pedido de sobrestamento, pedido de vista e ainda foi retirado de pauta. Na última discussão sobre a matéria, o prefeito Anderson Adauto estava no plenário e alegou que o empresário não aceitava outro espaço. No sentido de buscar um entendimento, o vereador Professor Godoy, buscou outra área e se reuniu com o empresário que aceitou a nova opção. Com esta solução e a adequação do projeto através de emendas, a matéria foi aprovada.
As áreas do município totalizam 4.539,45 m2 e estão avaliadas em R$ 834.532,50; já as áreas do permutante somam 3.476,50 m2 e foram avaliadas em R$ 766.943,72.
Os vereadores agradeceram o empresário por aceitar a modificação das áreas, no sentido de atender a comunidade. Almir Silva (PR) e Samuel Pereira (PR) lembraram que há quatro anos defendem a implantação dos terminais em Uberaba. "Quando chegamos aqui com esta ideia, alguns não entenderam, mas fomos atrás, buscamos informação e agora está acontecendo. Os terminais serão uma realidade e contribuirão de maneira efetiva com o cidadão uberabense, na busca por um transporte público de qualidade", disse Samuel.
O vereador Professor Carlos Godoy (PTB), também ressaltou a boa vontade do empresário e também agradeceu os servidores da prefeitura que o auxiliaram na busca por um novo terreno. !"Quando fui atrás o pessoal ajudou e pude levar as informações corretas ao Luiz Flávio e chegamos a um entendimento que, acredito, beneficiará a população e também atenderá os anseios da comunidade do Manoel Mendes que não ficará sem sua área de lazer e também ao empresário que não saiu perdendo", avaliou.
Vista - A segunda matéria da pauta, o Projeto de Lei 106/12, que fecharia a discussão sobre a viabilização da construção do Terminal Leste, não passou pelo crivo da Comissão de Justiça, Redação e Legislação. A matéria, que trata da permuta de área com Rosa Maria Pirfo, tinha recebido pedido de vista do presidente da Comissão, vereador Tony Carlos (PMDB), novamente não foi votada. Segundo o vereador, apesar de ter explicado que a matéria não poderia ser apreciada pela Casa, haja vista a discrepância de valores dos terrenos, a prefeitura não retificou o projeto. "As áreas da prefeitura valem mais de R$ 582 mil, enquanto as da senhora Rosa, valem R$ 514 mil. Em ano eleitoral, mesmo que de interesse público, a prefeitura não pode beneficiar ninguém. Se votarmos esta matéria do jeito que está, podemos, inclusive, sermos acionados judicialmente", destacou.
Apoiado pelo vereador Marcelo Borjão (PMDB), o pedido de vista feito por Tony Carlos foi aprovado. "Espero que a prefeitura, desta vez, faça a correção necessária, pois é um projeto importante e que a comunidade aguarda com interesse", destacou Borjão.
Tony ainda lembrou que o Legislativo "estava fazendo o seu papel, agindo com probidade".