Vereadores declaram de interesse social loteamento Jardim Itália II

13/07/2012 00:00

Vereadores declaram de interesse social loteamento Jardim Itália II
Visando garantir a implantação do projeto habitacional do loteamento Jardim Itália II, os vereadores discutiram e aprovaram o Projeto de Lei 105/12, que declarou de Interesse Social o loteamento denominado Jardim Itália II. No local serão edificadas 300 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, faixa II, destinado a atender famílias com renda de até seis salários mínimos.
Através da matéria, o loteamento que se encontra situado na Macrozona de Estruturação Urbana, sendo classificado como ZR2 (Zona Residencial 2), bem como os lotes que compõem o empreendimento habitacional, passam a ser caracterizados como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS-2).
Presente em plenário, representante da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande -  Cohagra, Ronaldo Freitas, exaltou a parceria do município com a iniciativa privada, que possibilita a construção de empreendimentos que tornam realidade o sonho de muitas famílias de baixa renda de ter a casa própria. "A especificidade desse projeto é que o empreendedor vai ter benefícios que resultarão na diminuição dos custos de obras, tornando os imóveis mais baratos", destacou.
Vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) destacou a importância do projeto, lembrando que o programa do governo federal teve uma significativa adesão da comunidade uberabense, haja vista a quantidade de imóveis entregues. Ele também destacou a necessidade de muitas famílias terem suas casas próprias e que o trabalho da Cohagra vem ao encontro deste anseio.
Para o petista, José Severino Rosa, para essas famílias de baixa renda, a casa própria, por mais simples que ela seja, é uma conquista gratificante. "Essas pessoas atribuem valor enorme a sua pequena residência. Que essas políticas públicas e movimentos sociais continuem ganhando cada vez mais força para dar continuidade ao trabalho em prol dos que mais precisam e de toda a comunidade", defendeu.
Vereador Jorge Ferreira, por sua vez, relembrou a situação da área antes do Jardim Itália existir. "Era tudo pasto, parece que tinha uma cabeça de boi enterrada naquele loteamento. Foram tantos anos sem desenvolvimento naquele local que fico imensamente feliz de ver que já estamos seguindo para a segunda etapa do empreendimento", comemorou, destacando, porém, a necessidade de o governo finalizar primeiro as obras prometidas nessa gestão para então dar início a outras. "Deveriam ter terminado a duplicação do pontilhão da Avenida Guarapuava ou, pelo menos, recapeado o asfalto da via antes de entregar o empreendimento. Mas, apesar disso, ainda assim fico feliz que mais 300 famílias serão beneficiadas".
A matéria foi aprovada, em primeiro e único turno, com 12 favoráveis e nenhum contrário
Projeto de Resolução - De número 038/12, projeto de autoria do presidente da Casa, vereador Luiz Humberto Dutra (PDT), que dispõe sobre a estrutura física da Câmara Municipal foi sobrestado, devido à ausência do autor, em plenário, em razão de compromissos profissionais. A proposta visa nomear o gabinete da Presidência de "Sr. Francisco Lopes Velludo". Conforme consta no texto do projeto, a personalidade homenageada possui trajetória política na cidade, tendo sido o vereador mais votado nas eleições de 1959, eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi Presidente da Câmara de 1959 a 1960.