Ismar Marão apresenta demandas do transporte escolar ao secretário de trânsito

28/02/2013 00:00

Ismar Marão apresenta demandas do transporte escolar ao secretário de trânsito

Prorrogação do prazo de credenciamento aos transportadores escolares e suspensão do cadastramento para a realização de estudo técnico para aferir a prestação do serviço de transporte escolar no município foram as demandas levadas pelo vereador Ismar Vicente dos Santos  - Marão (PSB) ao secretário de Trânsito, Emanuel Kappel, na manhã desta segunda-feira (25). Para reforçar as reivindicações, participou, também, do encontro, a delegada regional do Sindicato dos Transportadores Escolares (Sintesc) em Uberaba, Maria Goretti Elias.
O vereador salientou que a solicitação é um anseio dos próprios transportadores, em busca do fortalecimento da categoria. Explicou ainda que a suspensão, a princípio, é temporária, devendo durar apenas enquanto seja realizado o levantamento. O parlamentar lembrou, inclusive, que durante Audiência Pública realizada, no início do ano passado, promovida pelo ex-vereador professor Carlos Godoy (PSDB), foi firmado esse compromisso com o ex-secretário de Trânsito, Ricardo Sarmento, que não prosperou. "Nossa atenção é ajudar os profissionais e proporcionar mais tranquilidade às famílias que usufruem desses serviços. Com a análise técnica, saberemos se os profissionais realmente estão atendendo todas as normas de segurança e circulação", defendeu Marão, que é relator da comissão de Segurança Pública do Legislativo.
Conforme explicou Goretti, a prorrogação do prazo para credenciamento vai atender trabalhadores que estão devidamente cadastrados no exercício da atividade, porém perderam o período estipulado para a renovação do cadastro. Quanto ao pedido de realização de estudo técnico para constatar se os trabalhadores cadastrados estão realmente aptos a exercer a profissão, a dirigente sindical destaca que a normatização trata-se de tendência que tem se revelado em nível federal. "A própria presidente Dilma sinalizou com a criação de quatro modelos de vans para padronizar o atendimento, duas para atender a demanda urbana e duas para a demanda rural. O município não pode ficar para trás", argumentou.
Ao ouvir as reivindicações, Kappel comprometeu-se a analisar o pedido de prorrogação do credenciamento, bem como a solicitação de estudo para averiguar a realidade do transporte escolar no município, o qual deverá ser feito por equipe técnica. Quanto à suspensão do serviço de cadastramento neste meio tempo, o secretário explicou que será feita ampla análise jurídica para ver se há respaldo legal para o atendimento da demanda. "A partir da regulamentação do serviço, trabalharemos com a conscientização e fiscalização dos motoristas de vans. Precisamos trabalhar com a orientação e sensibilização para incentivar os motoristas a circularem de forma correta. A partir disso, partimos para a repressão, se necessário", reforçou.
As demandas apresentadas pelo vereador já foram formalizadas através de requerimentos. Além destas, o pessebista também solicitou ao Executivo estudo para instalação de área de embarque e desembarque de vans como forma de resguardar ainda mais os usuários do serviço. Ao apresentar a proposta durante a reunião, Kappel também se prontificou a analisá-la, sinalizando com a existência de ações nesse sentido. "Podemos começar realizando levantamento da quantidade de vans que atendem as escolas em Uberaba. Em relação às instituições de ensino municipais, já estamos alinhados com a secretária de educação Silvana Elias. Precisamos realizar esse trabalho, também, junto às escolas do Estado e particulares", informou o secretário.