Kaká Se Liga leva Educação para debate na Câmara Municipal

28/02/2013 00:00

Kaká Se Liga leva Educação para debate na Câmara Municipal

À convite do vereador Kaká Se Liga (PSL), o presidente do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (sindemU), Adilau Leite, o presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Bruno Ferreira da Silva e o diretor comercial do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, professor Cristiano Arruda participaram nesta segunda-feira (25,) da Trubuna Livre, durante sessão legislativa realização na Câmara Municipal de Uberaba.
Enquanto presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, o vereador optou por levar para plenário a discussão de assuntos de interesse coletivo em plenário como o caso da "folha fantasma" do 14º salário dos professores e da qualidade do material didático fornecido através do Sistema Estruturado de Ensino, do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira.  A secretária da Educação, Silvana Elias, não participou da discussão porém, o Poder Executivo foi representado pelo líder do prefeito, vereador Tony Carlos (PMDB).
Adislau Leite revelou que a categoria não é contra o sistema estruturado de ensino, mas criticou a forma de contratação, da qual, segundo ele, foi feita de forma arbitrária, sem licitação e sem diálogo, pela administração municipal passada. Ele ainda aproveitou para denunciar que as escolas não têm estrutura para trabalhar a metodologia com os alunos visto que as apostilas sugerem a exibição de filmes e propõe leitura de livros que não estão disponíveis na rede municipal. "Faltam equipamentos para exibir os filmes e não existe os livros sugeridos. Nossas bibliotecas são precárias" apontou. Ele também defendeu a implantação do Piso Nacional dos Professores, estabelecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pelo Governo Municipal.
Quanto a "folha fantasma", o sindicalista disse ser preciso apurar todas as contradições que envolvem na emissão da folha sem que houvesse a liberação dos salários. Ele ainda questionou como a questão passou despercebida pela comissão de transição do atual prefeito, Paulo Piau (PMDB). Adislau Leite também destacou ser necessário descobrir quem deu a ordem de disponibilizar os holerites no dia 1º de fevereiro, no site da PMU. E mais: onde foi parar o dinheiro empenhado para pagar o benefício da categoria.
O presidente do Conselho do Fundeb, defendeu a gestão transparente dos recursos do Fundeb para que não ocorra problemas como foi o caso da "Folha Fantasma" do 14º salário e lembrou que episódio semelhante, ocorrido no ano passado, envolvendo o pagamento das férias prêmio da categoria.
Já o diretor comercial do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, destacou que a classificação do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) não é resultado do Sistema Estruturado de Ensino. A metodologia só poderá refletir no resultado do Ideb a ser divulgado em 2014 e com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, que será aplicada em novembro de 2014. O professor destacou que o material didático fornecido em contrato é o mesmo utilizado na rede particular e também assegurou que a instituição possui o Sistema Estruturado para o Ensino Infantil - do qual não foi adquirido pela Prefeitura de Uberaba.
O vereador concorda ser preciso dar transparência a aplicação dos recursos do Fundeb reforçando que o caso da "folha fantasma" houve o empenho sem que houvesse em caixa os recursos para o pagamento do benefício. Para Kaká Se Liga, a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para aprofundar no caso é desnecessária visto que já existe um trabalho de apuração por parte do Ministério Público. Ele também é favorável que aguardar os próximos resultado do Ideb para comprovar a eficácia do material didático fornecido através do Sistema Estruturado de Ensino. "Esta resposta virá em 2014", disse.
Cobrança - o vereador aproveitou a presença dos convidados para cobrar compromisso de campanha do prefeito Paulo Piau quanto ao fornecimento da merenda escolar para professores e servidores de todas as escolas municipais e Cemeis. Hoje, a alimentação é restrita aos alunos. O pedido será reforçado através de um requerimento a ser encaminhado para o prefeito e para a secretária de Educação, Silvana Elias.
Kaká se Liga adianta que a próxima a ser convidada para participar da sessão legislativa será a secretária da Educação, Silvana Elias. O convite deverá ser formalizado nos próximos dias para que ela possa estar presente nas primeiras reuniões de março.
Daniela Brito - Assessora de Imprensa do Gabinete do Kaká Se Liga