Tony sugere nome de Chico Xavier para escola no Beija-Flor

11/05/2010 00:00

Tony sugere nome de Chico Xavier para escola no Beija-Flor

Vereadores também cobraram mais segurança na porta das escolas

A votação do  projeto de Lei 041/10, que autorizou o município a doar área ao Estado para construção de um escola estadual, nas imediações do bairro Beija-flor, serviu de estopim para várias reivindicações. O vereador Tony Carlos afirmou que irá encaminhar requerimentos aos deputados estaduais de Uberaba, solicitando que seja aprovado na assembléia projeto de Lei, para denominar a escola com o nome do médium Chico Xavier, como forma de homenageá-lo.
Segurança – Os vereadores Samuel Pereira, Itamar Ribeiro de Rezende e Marcelo Machado Borges, foram incisivos ao pedir mais segurança na porta das escolas. Eles sugerem a utilização da Guarda Municipal no combate ao tráfico nas escolas, garantindo assim, a segurança dos alunos. Samuel, inclusive, já apresentou requerimento com esta reivindicação, mas até agora, não foi atendido. Itamar afirmou que a GM poderia fazer este trabalho, mas que “devido a ânsia arrecadadora da municipalidade os guardas ganham talões para registrarem multas, ao invés de cuidar das crianças do município”.
O vereador Jorge Ferreira afirmou que o município, ao doar a área, estava fazendo a sua parte, mas que era necessário o estado e a união, combater a criminalidade, principalmente, o tráfico, visto que este tipo de crime atinge, principalmente, jovens em idade escolar, que são abordados por bandidos vendendo drogas. Ele também pediu atenção dos deputados federais para esta questão.
Desenvolvimento – Todos os vereadores foram unanimes ao falar sobre a necessidade de construção da escola no bairro Beija-flor, atendendo o Pacaembu, Morumbi, Morada du Park, entre outros. O líder do prefeito, vereador Cléber Cabeludo lembrou que a demanda para o ensino médio será enorme visto o desenvolvimento habitacional da região. Ele lembrou ainda que em breve a prefeitura construirá uma creche no local, que já conta com o Centro Avançado do Pacaembu, voltado para o ensino fundamental.
O vereador Almir Silva parabenizou o Executivo pela doação, lembrando ainda que a demanda por vagas no ensino médio tendem a aumentar, visto o número de casas do projeto federal “Minha Casa, Minha Vida”, que serão construídas naquelas imediações. Aproveitando a presença de José Vandir, o vereador Almir também reivindicou a construção de uma escola no bairro rural de Ponte Alta, para o ensino médio. Para o petista José Severino, a construção da escola é de suma importância, pois os governantes devem dar condições para que os cidadãos cheguem ao ensino superior. O vereador também pediu ao secretário de educação que faça convênio com o Estado, visando ceder espaço nas escolas municipais que atendem a região de Santa Fé e Serrinha, no período noturno, para que os alunos daquela localidade possam fazer o ensino médio. “A prefeitura pode ceder o espaço a noite para o Estado, que passaria a disponibilizar professores e o ensino médio”, explicou.
Melhorias – O veredor, segundo secretário da CMU, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin (PSB), lembrou que o Estado não deve apenas construir escolas, mas também valorizar o profissional da educação, que ganham um salário miserável. Lerin tem sido procurado por pais de alunos, com vista a intercerder pelos mesmos, junto ao Estado. O vereador Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), foi além e afirmou que não apenas os professores do Estado, mas os do município também ganham mal e precisam ser mais valorizados. “É um absurdo professor ganhar R$ 600,00. Inclusive já fiz moção de repúdio sobre esta questão”, disse Borjão.
Ele também pediu ao secretário que ajude na revitalização da Escola do Pacaembu, visto que a mesma está sendo reassumida pela diretora Cristina, que a encontrou cheia de problemas.
Para o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura da CMU, professor Carlos Alberto de Godoy, a não motivo para parabenizar o Estasdo, pois a construção da escolas e disponibilização do ensino médio para todos os cidadãos é um obrigação do governo estadual e deve ser feita. O projeto foi aprovado por 11 votos e garantirá a construção da escola para alunos do ensino médio.