A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou recentemente o Projeto de Lei 444/2023, de autoria da vereadora Denise Max (Patri), para instituir 15 de junho como dia do Cão Policial da Guarda Civil e Cão da Polícia Penal. A alteração no Calendário Popular foi acolhida por unanimidade durante a segunda sessão plenária de setembro.
O Calendário já reservava o 15 de junho como o dia do Cão Policial da Guarda Municipal e do Cão do Salvamento do Corpo de Bombeiros. Com a aprovação, as duas novas categorias serão incluídas na redação da Lei Municipal 12.608/17, que versa sobre o anuário municipal.
Denise Max justificou que os cães são importantes no auxílio e contenção de distúrbios, rebeliões, no farejamento para detecção de entorpecentes, entre outros. “Mais uma vez estamos aqui fazendo homenagem aos animais que lutam por nós, arriscam suas vidas por nós, salvam vidas de policiais e até dos detentos. E eu fico muito feliz por estar homenageando todos os cães”, declara.
Empenhada nas causas animais, Denise citou ainda que a CMU já homenageou outros animais e citou como exemplo o cão Thor da Polícia Militar.
Maurílio Fernandes de Oliveira, Policial Penal do Canil da Penitenciária Professor Aluizio Ignácio de Oliveira, localizada em Uberaba, participou como convidado, discursou durante a sessão e pontuou que isso representa o “reconhecimento do trabalho dos cães que atuam junto às forças de segurança pública”.
Jornalista Luiz Gustavo Rezende
Departamento de Comunicação